sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Plano de Aula



Tema:  Energia no cotidiano:
Impactos ambientais na produção de eletricidade e sustentabilidade.

Habilidades e competências:
- Que o aluno seja capaz de ler e interpretar textos e tabelas sobre vantagens e desvantagens  na produção de eletricidade de forma  sustentável abordando os impactos ambientais.

Resultados esperados:
Que o aluno seja capaz de:
- Relacionar as alterações do curso das águas aos impactos ambientais;
- Identificar algumas mudanças que acompanham a transferência de energia;
- Relacionar o desperdício de energia elétrica aos impactos ambientais.

Duração das atividades:
2 aulas

Sondagem: 
Levantamento do conhecimento prévio do aluno – Discussão

Problematização: 
As construções de usinas hidrelétricas inclusive no Brasil provocam considerável impacto ambiental em razão de diversos fatores: desmatamentos, alagamento de reservas ambientais e regiões ribeirinhas, citem exemplos de como poderíamos diminuir esses impactos?

Recursos:
- Livro didático, caderno do aluno, lousa e giz, gráficos tabelas e textos auxiliares (revistas, jornais e etc.)

Metodologia:
Abordagem do professor  : 
Conceituar o significado de impacto ambiental e o que é uma hidrelétrica e a compreensão do conceito de energia e suas transformações.
Apresentar uma variedade de equipamentos, máquinas, instrumentos e demais aparelhos utilizados para os mais diversos fins, nos ambientes urbanos ou rurais, conhecer seus nomes, para que servem e como servem ao homem, quais as fontes de energia que utilizam e quais transformações realizam.  
Trabalhar a geração de energia elétrica promovendo uma reflexão sobre os impactos ambientais decorrentes da construção de uma hidrelétrica.
Os alunos devem ser instigados a apresentar suas ideias sobre os assuntos propostos, formulando ideias que cada vez mais se aproximem de conceitos necessários ao desenvolvimento sustentável. A construção de uma consciência ambiental é necessária para a continuidade da vida e a preservação do planeta Terra.

Projeto:
Usina Hidrelétrica de Porto Primavera

Avaliação:
Escrita, construção de tabela com vantagens e desvantagens, participação e rendimento.

Recuperação:
- Retomada do Conteúdo quando necessário
- Relatórios
- Trabalho de pesquisa extraclasse

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Minhas Vivências com a Leitura

    Desde a minha infância tive muito interesse pela leitura, apesar de que não tive oportunidade de conviver num ambiente rico em leitura. Morava na zona rural, frequentei os primeiros anos , na escola do bairro, meus pais não tinham escolaridade formal, apenas assinavam os seus nomes.
   Gostava de ler contos ,fábulas, pequenos versos que continha nos livros didáticos meu e  das minhas irmãs. Recordo muito bem que o primeiro livro de histórias infantis que li, já cursava a terceira série num grupo escolar na cidade,o qual recebi de presente da minha professora na semana da criança, li o diversas vezes.
   No final do ano a professora distribuiu diversos livros de histórias infantis para todos os alunos da classe lerem, conforme, íamos lendo, fazíamos a troca com os outros colegas. Foi muito gratificante, mas para a nossa tristeza tivemos que devolvê-los no último dia letivo.

Profª Maura

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Minhas Vivências



Tenho boas recordações da minha infância no momento em que aprendi a ler e escrever, até hoje recordo bem da sensação que senti nessa fase. Parecia que  um mundo novo se abria a cada palavra que eu era capaz de decifrar nas ruas, placas, lojas, enfim, em tudo que via. Tornei-me leitor não muito tempo depois, já no início do ensino fundamental, adorava ler as lendas brasileiras em livros bem ilustrados e também as Histórias em Quadrinhos de vários personagens. Porém a minha capacidade escritora demorou bem mais para ser despertada em mim, eu conseguia sim ter boas notas e aprender os conteúdos, isso graças a capacidade de concentração que desenvolvia com as leituras, eu acredito; mas me lembro bem de uma professora de português do fundamental I que era muito rígida e não tinha paciência com os alunos, gritava e humilhava com frequência, quando ela dizia "hoje a aula é de produção de texto" eu entrava em pânico, simplesmente porque as ideias fugiam da minha cabeça. Fui pro fundamental II e a medida que aprimorava meus gostos, passei a ler contos e romances juvenis, continuava tendo dificuldade com as produções textuais, até conhecer uma professora de português incrível já no final do fundamental II, ela trabalhava "ficha de leitura" com a turma, era muito dinâmica e motivadora; nessa época li boa parte da coleção "vaga-lume" e descobri, graças a ela, que escrever também poderia ser prazeroso. Quando cheguei no ensino médio tive meu primeiro contato com a literatura brasileira propriamente dita, de lá nunca mais parei, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado e Machado de Assis são meus autores favoritos. Hoje sou professor e tento despertar bons leitores, tenho muito ainda a aprender, vivemos em um mundo onde as linguagens e códigos se alteram cada vez mais.


Profº Jorge Paulo

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vivência de Leitura e escrita

Vivência de Leitura e escrita.

Olá, meus amigos, bem não lia muito quando era pequena, pois na minha casa não havia o hábito ler e escrever. Quando completei 15 anos comecei a me interessar pela leitura e a escrever poemas, procurava palavras difíceis no dicionário e gostava de ficar lendo significado delas  para depois poder falar para as amigas de escola. No terceiro Colegial foi programada pelo diretor da escola uma competição de redação sobre o assunto do momento, o plebiscito da cidade que até então era distrito. Minha professora de português chegou dizendo que era pra fazer a redação. Eu fui meio rebelde e não queria fazer. Tivemos uma discussão e ela  me disse que se eu não fizesse a redação eu iria  ficar com zero. Mesmo não querendo, eu redigi, horas depois fui chamada à  direção. Para minha surpresa foi a melhor redação, sem erros. Tirei 10, o fato  é que minha redação ficou gravada no livro da cidade, e eu tive que subir no palco  para ler a redação para a cidade toda e receber a medalha de melhor Redação.  Por conta desse fato tento conversar com meus alunos fazendo com que eles leiam e entendam  que a leitura e a escrita é a melhor forma de se expressar e compreender.Nós professores temos que incentivar os alunos a compreenderem a buscar novas literaturas tanto na ciência, na poesia, num simples enunciado  de situações problemas, na verdade em todas as áreas. Especialmente nos dias de hoje onde contamos com as novas ferramentas tecnológicas, isso nos faz avançar sempre para o melhor se soubermos manusea-las, inserindo-as no nosso cotidiano. 

Vera Lúcia...

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)

      Sempre gostei muito de escrever, não era muito fã de ler livros, meu pai começou indicar algumas matérias da revista Veja para eu estar lendo, dizia que era importante, que eu iria prestar vestibular, e no colégio os professores escolhiam matérias de revistas atuais para cobrar duas questões nas provas, foi ai que comecei aos poucos me interessar pela leitura, foi quando descobri a revista Super Interessante, e o gosto pela leitura começou a surgir, pois me interessava muito pelo que eu estava lendo. Por isso acho importante para os alunos criar o habito da leitura, começar com alguma revista, jornal, ou algo que a principio seja de interesse do mesmo, para que possa ter o gosto pela leitura, para posteriormente começar a ler o que o professor esteja indicando.

Profº Cauê Zanelato

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vivência sobre habilidades leitoras e escritora - Josy

Olá, me identifiquei demais com as palavras da Professora de Filosofia da USP Marilena Chauí, que afirmou: “O livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter este nosso mundo”.

A literatura nos prepara para a realidade, através dela nos identificamos com personagens, aprendemos sobre assuntos alheios ao nosso cotidiano, vivemos realidades singulares, conhecemos povos antigos. Precisamos estimular e desenvolver em nosso aluno o desejo de “comer e beber” a literatura, descobrindo esse novo “mundo” e essa é uma viagem que só faz bem. 
No dia a dia da sala de aula o que mais utilizamos é a linguagem, tanto falada quanto escrita. Percebo que apesar de ser muito utilizada, existe uma grande dificuldade na escrita e na interpretação derivada da ausência da leitura como hábito. Acho muito importante respeitar a cultura e a linguagem falada do aluno, interagir com ele, mais nunca esquecer de corrigir a escrita e incentivar a desenvolver a linguagem culta. Cobrar atenção ao desenvolverem reflexões, resenhas, redações ou até mesmo respostas a questionários,também é importante, pois é no dia a dia que aprendemos, observando os pequenos detalhes.
Como disse anteriormente nossos alunos não tem o hábito de leitura, e podemos ajudar sugerindo livros sobre diversos assuntos. Na época em que me formei no ensino médio não havia lido nem dez livros, hoje nós temos alunos no 3º ano do colegial que leram apenas 03 livros, vão saber ler e interpretar como assim? Aprendi a gostar de ler e criei esse hábito a partir do momento em que entrei na faculdade e comecei a ler livros para as provas aos quais o assunto me interessavam muito. Antes lia por obrigação alguns clássicos da literatura por causa do vestibular. Não me recordo mais quantos livros já li, e acho que leio pouco ainda. Temos que sugerir vários temas pois quando o aluno se encantar, se envolver naquilo que lê, irá descobrir um novo mudo e terá prazer na leitura.

Educador, escritor e teólogo Rubem Alves que disse: “o escritor transubstancia” – sua carne e seu sangue em palavras e diz a seus leitores: “Leiam! Comam! Bebam! Isso é a minha carne. Isso é o meu sangue”.

Profª Josy F. V. M. Sousa

Introdução

Olá, pessoal do curso Melhor Gestão Melhor Ensino, vamos aproveitar esse espaço para publicar experiências pessoais e/ou em sala de aula relacionadas com as competências leitora e escritora, assim nós conseguiremos agregar conhecimento aos demais cursistas!!
Até Mais!!

Profª Josy F. V. M.Sousa