quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Minhas Vivências



Tenho boas recordações da minha infância no momento em que aprendi a ler e escrever, até hoje recordo bem da sensação que senti nessa fase. Parecia que  um mundo novo se abria a cada palavra que eu era capaz de decifrar nas ruas, placas, lojas, enfim, em tudo que via. Tornei-me leitor não muito tempo depois, já no início do ensino fundamental, adorava ler as lendas brasileiras em livros bem ilustrados e também as Histórias em Quadrinhos de vários personagens. Porém a minha capacidade escritora demorou bem mais para ser despertada em mim, eu conseguia sim ter boas notas e aprender os conteúdos, isso graças a capacidade de concentração que desenvolvia com as leituras, eu acredito; mas me lembro bem de uma professora de português do fundamental I que era muito rígida e não tinha paciência com os alunos, gritava e humilhava com frequência, quando ela dizia "hoje a aula é de produção de texto" eu entrava em pânico, simplesmente porque as ideias fugiam da minha cabeça. Fui pro fundamental II e a medida que aprimorava meus gostos, passei a ler contos e romances juvenis, continuava tendo dificuldade com as produções textuais, até conhecer uma professora de português incrível já no final do fundamental II, ela trabalhava "ficha de leitura" com a turma, era muito dinâmica e motivadora; nessa época li boa parte da coleção "vaga-lume" e descobri, graças a ela, que escrever também poderia ser prazeroso. Quando cheguei no ensino médio tive meu primeiro contato com a literatura brasileira propriamente dita, de lá nunca mais parei, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado e Machado de Assis são meus autores favoritos. Hoje sou professor e tento despertar bons leitores, tenho muito ainda a aprender, vivemos em um mundo onde as linguagens e códigos se alteram cada vez mais.


Profº Jorge Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário